sábado, 25 de setembro de 2010

Relação Entre Empreendedorismo e Comunicação

Mas, afinal, o que é Comunicação?

Podemos entender comunicação como troca de informação entre sujeitos. É um processo que envolve o intercâmbio de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como ferramentas para este fim. Uma infinidade de maneiras de se comunicar estão envolvidas nesse processo: duas pessoas tendo umaconversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.

E Empreendedorismo?
Empreendedorismo é o ato de aproveitar oportunidades, inovar, arriscar, planejar, empenhar, ser perseverante, acreditar na ideia e transformar em realidade. Este ato se aplica em qualquer área, seja um novo negócio, seja um novo processo ou um novo produto, um novo método, tanto faz. Já empreendedor é aquele sujeito que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos. É, também, o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir,
qualquer área do conhecimento humano.


Importância da comunicação na Gestão



Em plena era da comunicação, muitas empresas ainda não sabem como chegar ao público-alvo. A falha pode ter origem na ausência de um profissional capacitado para a função, pois o processo de comunicação vai além da troca de informações e deve caminhar lado a lado com o processo de gestão. O Gestor deve ter o olhar da pesquisa, o olhar técnico. É necessário recolher a individualidade e optar por uma postura metodológica. Para estruturar de forma eficiente a comunicação, o gestor faz um trabalho com a concepção de que a comunicação empresarial vai além da transmissão de informação. Trata-se de um processo de estabelecimento de relação entre interlocutores, entre os setores da empresa. Portanto, a discussão não deve ser limitada ao fluxo de informação, que também é importante, é preciso trabalhar a ideia de comunicação em conjunto com gestão. Não dá para isolar o fluxo de informação do processo de gestão. As empresas mostram-se cada vez mais preocupadas com a comunicação, pois as possibilidades de interação dentro das organizações aumentaram muito por conta do trabalho em grupo. Hoje, dentro das empresas, as pessoas articulam-se muito mais, relacionam-se muito mais, até pela necessidade do negócio. Conseqüentemente, as empresas articulam-se e interagem muito mais. Podemos dizer que o mundo hoje se comunica muito mais do que no passado, por conta da tecnologia da informação.


Postado por Cezar Augusto

2 comentários: