terça-feira, 14 de setembro de 2010

Empreendedorismo e Comunicação



Provavelmente um dos temas mais debatidos nos últimos anos, o empreendedorismo tem conquistado diversos adeptos pelo mundo. De acordo com pesquisa divulgada pelo U.S. Census Bureau, 85% dos universitários americanos estão se preparando para abrir suas próprias empresas. Essa realidade também se observa no Brasil. Há milhões de pessoas que são funcionárias e que em outro horário ou nos finais de semana, são empreendedores, trabalhando por conta própria.
Esse novo segmento de pessoas possui uma característica marcante: A facilidade na arte da comunicação. É praticamente como se fosse um pré-requisito: Para ser um bom empreendedor, é preciso saber transmitir suas idéias com clareza, objetividade e simplicidade, sabendo dar e receber retorno na comunicação, com o objetivo de persuadir as pessoas com seus projetos. É como se diz na propaganda ‘’A gente aprende mais ouvindo do que falando’’.
Partindo do pressuposto que um bom comunicador possui uma boa relação com as pessoas, fica mais fácil para esse mesmo indivíduo empreender, já que provavelmente ele possui uma grande network, ou seja, rede de relacionamentos. Com isso, o leque de oportunidades cresce e a articulação de negócios fica mais sustentável, levando em consideração maiores possibilidades de benchmarking, troca de informações entre concorrentes/segmentos/mercados, e poder de barganha, não só com fornecedores, mas com os próprios clientes.
Levando em consideração que em qualquer organização – entenda organização como um conjunto de pessoas que visam um objetivo comum – possui diversos problemas internos, a maioria por ruídos ou mesmo falta de comunicação eficaz, que acarretam em improdutividade e erros no trabalho refletindo em erros externos, surge o empreendedor, ou comunicador, o ser capaz de dialogar além de expressar opiniões e idéias na busca de superar conflitos e entendimentos em processos de negociação. Em outras palavras, a melhor definição de líder: aquele que consegue gerir equipes, alcançando resultados e garantindo a satisfação dos membros através da motivação e transparência.
Porém, trazer resultados é algo extremamente dinâmico, já que esses vão variar de acordo com o cenário do mercado, atrelado ao ambiente interno da empresa, que vai direcionar as metas. É quando entra mais uma característica interessante do comunicador x empreendedor: a capacidade de inovar. Diante da globalização do mercado mundial, o que resulta em acirramento da concorrência nos novos mercados entrantes, o poder de buscar iniciativas inovadoras, que resultem em ações estratégicas, surge como grande diferencial de mercado. E esse pode ser o ponto chave entre os resultados internos, clima organizacional, e externos, satisfação dos clientes externos, de uma empresa e sua concorrente.
Enfim, após abordar superficialmente quase todos os principais pontos positivos do comunicador x empreendedor, uma coisa é certa: o sucesso dos empreendimentos depende necessariamente da compreensão e aplicação da comunicação. Esse é o principal segredo para o sucesso na prospecção de novos negócios e para a prosperidade das iniciativas empreendedoras.


Postado por: João Pedro Tourinho


Bibliografia: http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Artigo/5249/empreendedorismo-e-comunicacao-o-segredo-do-sucesso-em-tempos-de-crise.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário